quinta-feira, 23 de junho de 2016

A Saúde da Casa


A saúde da casa. Um estudo que estou aprofundando com carinho. Ontem um amigo jogou um oráculo e quando me foi permitido uma pergunta sobre o que me daria maior satisfação profissional a resposta foi incisiva que era trabalhar com saúde (medicina, enfermagem, terapias). Vi minha mãe arquiteta com esse interesse como já escrevi em outra oportunidade e minha madrinha me aconselhando a trabalhar com saúde de alguma forma também na área de arquitetura - na época fiz um curso da Ascorp Harmonização de Ambientes - http://ascorpnh.com.br/ -  com a Janine C. Arnt. 


Sinto que é chegado o momento da abertura maior.

Um pouco de observação com maior sensibilidade de ambientes e lugares e percebemos as energias telúricas que se manifestam de alguma forma. O caso mais contundente que pude experienciar foi de um dormitório onde pessoas 3 pessoas adoeceram em tempos diferentes e onde montei um pequeno escritório. Na época pude sentir a energia telúrica do várzea (área alagadiça) onde aquele bairro se formou e suas manifestações sutis, e talvez com mais conhecimento poderia medir o tipo de cruzamento de linhas existem no lugar. Lembro que este mesmo lugar era tomado de insetos,   houveram situações de assaltos e explosões de transformadores.  Claro que o tempo e as configurações que vão se formando trabalham o lugar, assim como as pessoas que habitam o lugar. É O trabalho e a cura, a própria impermeabilização do solo vai com o tempo transformando aquilo que no passado foi bem mais alagadiço.

De uma forma ou de outra a arquitetura manipula os espaços e trabalha com a questão da saúde no momento que os ambientes influenciam nossas atividades, assim como nossa ação influencia o meio. Porém uma tomada de consciência maior se faz necessária seja na intencionalidade de trabalhar neste aspecto salutar dos ambientes, ou seja nas questões compositivas e formais dos espaços.

Lendo o arquivo "As casas também podem ser Lugares de Poder" do Allan Lopes Pires sobre Geobiologia  - http://www.madeinforest.com/?artigo/mostrar/id/135 - é que me inspirei para escrever nesta tarde que antecede a noite de São João - noite que acredito ser transformadora, assim como o fogo. "Toda casa, edificação, ambiente ou lugar é um ser vivo, saudável ou enfermo, conforme as condições de anatomia e fisiologia específicas que possui. Conseqüentemente, se em bom estado de funcionamento, é capaz de gerar, acondicionar e nutrir vida em seu interior ou, em caso contrário, causar, induzir e acelerar processos de degeneração e distúrbios nos seres que nele habitam.".  

A qualidade dos espaços é estudada em profundidade pelos arquitetos e urbanistas sobre diversos fatores, tais como: conforto e desempenho da edificação que passam pela sua materialidade em si e questões culturais da manifestação estética na composição dos espaços através dos seus elementos arquitetônicos. Evidentemente que a questão energética para a promoção do bem estar e o equilíbrio de ambientes vai além dos aspectos físicos da espacialidade e requer a complementação através dos estudos geobiologicos, dos campos sutis. E como todo aprendizado ele só se dá através da busca sincera e honesta.


Sds. Gabriel B. M. B. Gomes.         

 




       

Nenhum comentário:

ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA

O ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA , ou ATELIE   compartilhado com o arquiteto e fotógrafo Jean Peixoto tem como endereço a CLN 211, Bloco A, sala ...