sexta-feira, 9 de junho de 2017

Vistoria áreas alagadas_FNDE

"Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento."  Albert Einstein

Viagem de última hora para vistoriar edificações escolares atingidas pelas cheias dos rios na região da Mata Sul no Estado de Pernambuco. Numa escola o nível d'água chegou a 2,30 metros e em outras 1,5 metros aproximadamente, atingindo equipamentos e instalações. Ver a cidades atingidas pela enchente nos faz pensar bastante, o quanto privilegiado somos e o quanto devemos agradecer.

Muitas escolas o trabalho de limpeza foi bem rápido pela comunidade determinada na sua recuperação. Mesmo nessa situação emergencial dá para perceber o trabalho de muitos educadores que em meio a todas as adversidades lutam para disseminar o conhecimento, tão necessário para o Brasil. Além da questão dos alagamento, muitas áreas de risco com perigo de deslizamento de terra. Neste sentido o conhecimento técnico da arquitetura e engenharia é essencial, pois a autoconstrução segue colocando as pessoas em perigo, fora a qualidade de vida das construções insalubres sem projetos. Faltam profissionais? Ou falta a valorização do conhecimento destes profissionais? Nos faz pensar também a gestão pública e a política no nosso país. Acredito que arquitetura e engenharia são profissões estratégicas, assim como a dos professores, para o desenvolvimento da nação.

Relatório entregue. E seguem umas imagens do "pé na lama".

Sds.































Nenhum comentário:

ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA

O ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA , ou ATELIE   compartilhado com o arquiteto e fotógrafo Jean Peixoto tem como endereço a CLN 211, Bloco A, sala ...